quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reflexão... Arrependimento... Recomeço... Restauração... Glória!! (continuação)


Parte II
Arrependimento...

Muitas controvérsias existem a respeito do que realmente caracteriza o verdadeiro arrependimento. Digo que há controvérsias devido às pessoas terem pontos de vistas e posicionamentos diferentes quando se declaram arrependidas de alguma atitude que tomaram ou não. Vamos então à luz da palavra analisar o que vem a ser arrependimento:

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13

Particularmente gosto muito desse versículo; ele deixa bem claro a atitude que uma pessoa arrependida tem diante de uma situação de pecado que a está atormentando. Além de confessar os pecados cometidos, o indivíduo abre mão das suas velhas práticas que alimentam o pecado.
O grande problema é que muitos apenas confessam seus pecados e acham que isso basta para obterem o perdão e a libertação, mas, na verdade, o que lhe incomoda não é o pecado, e sim o peso que lhe vem à consciência depois que já fez o que não deveria. Acabam entrando num círculo vicioso de "peca, pede perdão" "peca, pede perdão". Deus está pronto a perdoar essa pessoa, apesar da sua motivação errada, mas se ela não decidir largar o pecado, mudar suas atitudes e parar de alimentar o desejo de sua carne ela nunca alcançará o perdão, não porque Deus não quer perdoá-la, mas por que ela não quer abrir mão do pecado e do prazer que ele proporciona à sua carne; ela quer apenas se livrar da sensação de peso em sua consciência.

Meu pastor sempre fala algo muito interessante: nossa carne nunca irá se converter, pois, para ela não há nada mais prazeroso que o pecado. Portanto, se eu ficar esperando não ter vontade de pecar para tomar uma atitude de arrependimento e mudança, isso nunca irá acontecer. Além disso eu preciso me conscientizar que eu não conseguirei sair sozinho dessa situação, preciso buscar ajuda de Deus na palavra, na oração, na adoração, oração em línguas e, dependendo do grau de dificuldade preciso buscar ajuda com meus irmãos... "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação." Tiago 5:16

Lembrando galera: eu estou falando de mim mesmo, não falo por terceiros. Eu vivi e estou vivendo situações em que tive de tomar essas atitudes. Não é fácil abrir mão de coisas, não é fácil mostrar quem você realmente é, mas o arrependimento exige humildade, conversão (que significa mudança de direção, caminho, pensamento).

É tempo de abrirmos mão de nossas máscaras, capas, títulos e corrermos para o trono da graça de Deus.
Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:16


Espero que essas palavras sejam vida em vocês.
God bless us!
Geraldo Lira

Nenhum comentário: