quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Efeito das Tempestades


Há alguns dias atrás houve uma tempestade muito forte na cidade de Poá-SP onde moro. Eu não estava no momento que o temporal com ventos e água ininterrupta por aproximadamente uma hora vieram sobre a cidade, mas quando cheguei do trabalho e vi a situação em que estava, fiquei impressionado. E como acontece em todo lugar que é despreparado pra esse tipo de situação, houve aquela enchente que deixou um rastro de muita lama e lixo pelas ruas, blocos das calçadas levantados e coisas que foram arrastados pela força do vento e da correnteza; uma banca de jornal foi arrastada por mais ou menos 10 metros. Nunca tinha visto isso acontecer. O Espírito Santo, que sempre usa essas situações pra falar, começou a ministrar no meu coração a respeito de tudo aquilo, levando-me a entender o porque das tempestades e dos seus efeitos, tanto na natureza quanto na nossa vida como ser humano. Me lembro que, quando estava chegando na estação de trem, olhei pela janela e vi muita lama misturada com o lixo que tinha saído dos boeiros e do que já estava jogado nas ruas. Esse é justamente um dos efeitos causados por uma tempestade: revelar o quanto de lixo existe escondido 'nos boeiros' dentro de nós, lixo esse que não deveria estar ali, mas, por causa da falta de disciplina, negligência ou descuido foram parar ali, quando deveriam estar alocados numa lixeira para ser recolhido. A força devastadora da água faz o lixo escondido vir para fora. Outra coisa interessante foi ver a falta de estrutura da cidade para receber o volume de água e a força da chuva que veio sobre ela. A tempestade também revela a falta de estrutura que há em nós quando não estamos fortalecendo nossa fé através da intimidade com Deus.
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as observa, será comparado a um homem néscio, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, vieram as torrentes, sopraram os ventos e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu: e foi grande a sua ruína. MT 7.26-27
Seja por qual motivo for, é certo que haverão momentos em nossa vida em que passaremos por tempestades, e elas são necessárias pra nosso crescimento. É em meio à tempestade que descobrimos quem realmente somos e o quanto precisamos de mudança e restauração em nosso caráter. Revelam nossa falta de estrutura, e também vem para nos limpar, pra colocar o lixo dentro de nós pra fora, mostrar nossas sujeiras pra que sejamos livres. É em meio à ela que Deus tem a oportunidade de nos mostrar quem somos por dentro, pra que sejamos curados, lavados e transformados pelo Seu grande amor. Então, se você está passando por alguma tempestade, corra para presença de Deus, onde você será limpo pela água da palavra e firmado na Sua presença através da adoração, da confissão da palavra, da oração em outras línguas e no entendimento. Não fuja do processo, não tente maquiar! Seja tratável e renda-se ao Senhor, para que você viva a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Graça e paz!
Postar um comentário